terça-feira, 19 de agosto de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Presidente Médici

A Natureza

Natureza é o conjunto de todos os seres existentes no universo. A terra, os grupos humanos, as pedras, as montanhas, os mares, os rios, as plantas e os bichos, entre outros elementos, constituem a natureza. A natureza não se repete, sua beleza é infinitamente variada – assim como não existem duas pessoas iguais, também não existem duas árvores iguais. Ao longo de sua história, a humanidade se relacionou de diferentes maneiras com os elementos da natureza, o que continua ocorrendo ainda hoje.
Nos últimos dois séculos a natureza foi tomada pelo homem como fonte de recursos, algo a ser explorado como mercadoria. Ela tem sustentado o crescimento e o desenvolvimento econômico da sociedade.
A partir da década de 1990, principalmente diante das conseqüências da exploração desmedida dos recursos naturais e da poluição do ar, a sociedade vem se mobilizando para tentar mudar atitude diante da natureza, buscando uma relação menos devastadora com o Meio Ambiente. Fonte: Projeto Radix - Arte Profª Beá Meira, pgs.14 e 15.

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICO

O Projeto Sacola Ecológica permanente foi pensado no sentido de contribuir para a redução do impacto ambiental proveniente do uso indiscriminado de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, incentivando ao retorno do hábito do uso das sacolas ecológicas permanentes.

OBJETIVO GERAL: Sensibilizar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provêem desse hábito.

Responsável pelo projeto: Professora de Arte educadora – Inelzyr Lourdes Reuter Quint

Disciplinas envolvidas:

Disciplina de Artes: Professora – Inelzyr Lourdes Reuter Quint.
Temas: “O Grito”- Edward Munch ( O grito Ecológico)
Van Gogh - Natureza (flores)
Claude Monet - Natureza (árvore)

Disciplina de Língua Portuguesa: Professor Sandro dos Santos
Temas: Meio Ambiente (revista ecológica), poluição, extinção, aquecimento global, preservação e desmatamento.

Assistente Técnica Pedagógica: Quézia Gonçalves de Souza.
Tema: Reciclagem do papel

Disciplinas: Geografia - Ciência - Língua Portuguesa - alunos de 1ªs a 4ªs séries. Professores: Clarisse Maria Pinheiro - Cleide João Felisberto - Eliane Corres Cunha - Raquel Aparecida Siqueira - Vera Lúcia da Rosa e Zenaide Braz da Silva.
Temas: Preservação do Meio Ambiente.

Ações Pedagógicas /Metodologia

Disciplina de Artes: Personalização da sacola – pintura em tecido/ Confecções das sacolas/ Vídeo/ Pesquisa/ Exposição.

Disciplina de Língua Portuguesa: Exposição oral do assunto/ Pesquisa/ Recortes de revistas e jornais/ Slogan/ Poesia.

Disciplinas de Geografia, Ciência e Língua Portuguesa: Vídeos/ Trabalhos “in loco”, visita das turmas de 1ªs a 4ªs séries a Policia Ambiental/ Trilha Ecológica - Rio Piraí/ Palestras/ Flora/ Fauna/ Pesquisas/ Relatórios e Atividades Painel (gravuras e desenhos).

Ações da Coordenação do Projeto

Reunião/ Repasse;
Organização do projeto:
Exposição e Divulgação – Jornal dos Bairros.

Outras Atividades que estão sendo desenvolvidas:

Disciplina Ciência: Professora – Débora Melina Benz.
Tema: Almofadas ecológicas.
Patrulha ambiental pelos alunos das 1ªs a 4ªs séries.
Sacolas ecológicas/ reciclagem/ reaproveitamento de materiais. Professora de Artes – Rosane Miriam Duarte Maia.
Brinquedos com material plásticos- Professora de Artes – Inelzyr L. Reuter Quint.

DISCIPLINA ARTES

As propostas dessas atividades têm o objetivo de ressaltar as questões ecológicas e ambientais do nosso planeta, evidenciando assim através das cores e linhas as expressões e angústias do ser humano.
O Impressionismo é considerado um dos primeiros movimentos artísticos representantes da pintura moderna. Seus temas basicamente eram de paisagens naturais. Um de seus principais representantes foi Claude Monet.

A expressão Pós-Impressionismo surgiu na França e foi usada para designar a pintura que se desenvolveu a partir de 1886 até 1908. Ele abrange pintores de tendências bem diversas como Van Gogh

Expressionismo – esse movimento artístico teve origem entre 1904 e 1905, na Alemanha. Ele procurava retratar as inquietações do ser humano do início do século XX. O Movimento Expressionista inspirou-se no pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944).

Após explanação do assunto perante a classe, apresentações de imagens de obras desses períodos, pesquisas, documentários, filme e DVD sobre o Meio Ambiente e apresentações por parte dos alunos foi dada à proposta de se fazer atividades artísticas e revisitamento da obra: O Grito, bem como sacolas permanentes, sacolas ecologicamente corretas e personalização das mesmas.
Com a conclusão dos trabalhos feitos pelos alunos verificou-se a utilização da arte como instrumento crítico, levantando questões de relevância em nosso cotidiano. Constatou-se também que ao longo do processo nossos alunos se conscientizaram e sensibilizaram para a necessidade de preservar e proteger o meio ambiente em que vivemos.

ALUNOS EXECUTANDO AS ATIVIDADES

EXPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ARTES
O GRITO ECOLÓGICO

EM DESESA DA SACOLA ECOLÓGICA ESCOLA PRESIDENTE MÉDICI DO BAIRRO BOA VISTA PROMOVE EXPOSIÇÃO

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS

REVISTA ECOLÓGICA


COMPROMISSO COM O VERDE

ÁRVORE E HOMEM

Aquela que surge
Aquela que cresce
Aquela que morre

Aquele que mata
Aquele que queima
Aquele que destrói

Árvore e Homem. Encontro tão triste e cruel completamente impreciso e horrível.

DESMATAMENTO

Chega! Chega de só pensarmos em bens materiais, dinheiro, etc... Pense, você respira o quê? Oxigênio! O oxigênio vem da onde? Das árvores! Então pare com o desmatamento; se não, você acabará com a sua vida. Preserve a natureza, ela lhe pertence.

COMPROMISSO COM A ÁGUA

Qualidade da água – A presença de coliformes na água indica que houve contato desta água com dejetos de animais de sangue quente, entre eles o homem, bovinos, suínos e outros animais.
Como muitas doenças são transmitidas através do contato ou consumo de águas contaminadas, os coliformes fecais são utilizados como indicadores do nível de contaminação da água.

POLUIÇÃO

Chega de poluição
Esse ser tão sem juízo
Não sabe que assim só vamos ter prejuízo.
A poluição não ajuda ninguém,
A poluição não faz o bem.

Chega de poluir por que se não nós todos vamos ter fim.
Por que um dia a vida
Vai acabar, e ninguém irá nos ajudar!!

Aquecimento Global

A radiação solar atravessa a atmosfera. A maior parte da radiação é absorvida pela superfície terrestre e aquece-a.
Uma parte da radiação solar é refletida de volta para o espaço.
Outra parte da radiação infravermelha é refletida pela superfície da Terra, mas não consegue deixar a atmosfera.
Ela é refletida novamente em direção à Terra e de novo absorvida pela camada de gases que envolve a atmosfera.

Você que é homem,
E gosta de viver.
Preserve esse planeta,
Para poder crescer.

FLORA e FAUNA

POESIA

A natureza sempre nos chama
Mas nunca reclama
E sempre persiste
Em mostrar a beleza que nela existe.

“A NATUREZA É O PULMÃO DO MUNDO”







Diretora: Valquiria Hostin Braz
Assessora: Cenira Vissoto Hellmann
Professores: Inelzyr L. Reuter Quint e Sandro dos Santos
Assistente Técnica pedagógica; Quézia Gonçalves de Souza.

Nenhum comentário: