sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Plano de Ação Pedagógico - APAE Araquari

Professoras responsáveis:
Adriana Cardoso.
Birgit Hein Kuhl.
Maria Cristina Pereira de Albuquerque.
Rosilda Aparecida da Silva Travasso.

Quem somos?

Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP - Dra. Elianne Vieira.

Nosso Centro de Atendimento Educacional Especializado situa-se na rua Crispim Lídeo Correa 215, Centro – Araquari. Contamos com 42 alunos matriculados neste centro.
É uma instituição mantida por doações de empresas locais e também recebe auxilio do governo Municipal, Estadual de Educação, que cede os professores que aqui atuam na área pedagógica. É uma instituição que através deste projeto tem como meta principal, a sensibilização da população para atitudes ambientalmente corretas e na conscientização de todos, na reutilização de vários materiais recicláveis, como já ocorria aqui, como o uso de jornais usados, caixas vazias de leite, garrafas pet, retalhos de tecidos, sementes e folhas secas encontradas pelas ruas da cidade, entre outros.
Buscamos com este projeto, um novo olhar para um velho mundo, que está se transformando e onde os problemas ambientais, como o lixo plástico, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas.
Sabemos que o futuro deste velho mundo depende das atitudes transformadas em ações no presente. Cada um faz a sua parte, contribuindo na construção de uma política ambiental.
O CAESP está fazendo a sua parte como entidade educadora de alunos com necessidades especiais. Através da ajuda de parceiros, a responsabilidade social chega a outros segmentos da sociedade e junto com a escola, realiza as transformações necessárias na sua comunidade.

Objetivos do projeto

• Diminuir o impacto causado pelas sacolas plásticas no meio ambiente,
• Incentivar o consumo consciente.
• Sensibilizar para os problemas do meio ambiente, gerados pelo excesso de lixo.
• Estimular uma conduta ambientalmente correta.

O que é consumo consciente?

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.
Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.
O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
A escolha é sua, o planeta é nosso. Abrace esta causa junto com a escola.
Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens, 80% das embalagens são descartadas depois de usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso, quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo...

O que queremos?

A conscientização de alunos e familiares na substituição das sacolas plásticas pelas permanentes e a sua parceria junto com o CAESP, na sensibilização do consumidor, ao adquirir a sacola ecológica permanente. Assim estaremos contribuindo na construção de um planeta melhor.

Metodologia

As sacolas ecológicas permanentes serão confeccionadas pelo clube de mães do CAESP. A renda será revertida para manutenção e continuação desta entidade, formada por mães de alunos.
O trabalho será realizado inicialmente uma vez por semana sendo estendido conforme o número de pedidos que alcançarmos após a aplicação do projeto.
Para que isto se concretize, haverá a necessidade de parcerias que contribuam com o material como (tecidos, linhas, máquinas, tintas, etc...) para a confecção das sacolas.
As sacolas serão vendidas com um preço simbólico, após um prévio orçamento dos gastos na sua geração. O valor arrecadado será para manter as despesas com material, mas tendo como objetivo principal a sensibilização para o problema do lixo plástico no meio ambiente, junto à comunidade de Araquari.
Será feita na comunidade uma pesquisa inicial em mercados, farmácias, frutarias entre outros comércios, para sabermos que informação a comunidade tem sobre a importância de repensar sobre a utilização de embalagens plásticas. Nesta fase inicial do projeto incluiremos os familiares como forma de estarmos envolvendo a comunidade, já que os alunos precisam de ajuda nesta fase inicial.
As sacolas serão pintadas pelos alunos com a ajuda dos professores.
Iremos confeccionar um banner com as fotos dos alunos e com a frase, que irá sintetizar o objetivo do projeto, que é a sensibilização da comunidade sobre os problemas do meio ambiente.
“Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente! Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece!

Duração:
Este projeto iniciará sua aplicação concreta a partir do mês de março de 2009, sendo fundamental sua continuidade, com o aumento dos parceiros em Araquari.

Avaliação:
Será feita pela aceitação do produto na comunidade.

PLANO DE AÇÃO/2008
• Foram expostas as informações obtidas na capacitação no curso oferecido na GERED em Joinville;
• Já trabalhamos neste ano com caixas de leite, garrafa pet, retalhos de tecidos, sementes e folhas secas recolhidas pelos próprios alunos. De agora em diante, iremos procurar outros tipos de materiais recicláveis que seja possível utilizar;
• Expor aos alunos os impactos causados na natureza pelo uso de sacolas plásticas;
• Assistir com os alunos ao material cedido pela GERED (DVD, cd sobre o assunto);
• Providenciar juntamente com a Sra. Adriana, do Setor de Ensino da GERED, uma palestra sobre os impactos ambientais causados pelo uso indevido das sacolas plásticas no meio em que vivemos, esta palestra será para os pais e comerciantes locais;
• Após a palestra, pedir o apoio dos comerciantes para que se tornem nossos parceiros neste projeto, que terá inicio no ano de 2009 nesta instituição.
• Os parceiros deste projeto serão conhecidos após esta palestra, que será agendada para uma data posterior.

OBS.: Este projeto será trabalhado com as turmas de oficina ocupacional do CAESP. Nas demais turmas serão realizadas a conscientização sobre o meio ambiente.

Atividades trabalhadas até o momento:

Com jornal:
- cortar os jornais em tiras;
- enrolar estas tiras com palitos para formar os canudos;
- colar o canudo para que este não abra;
- unir os canudos conforme o artesanato escolhido;
- trançar os canudos para então formar a peça escolhida;
- pintar o objeto com tinta ou verniz (material que tiver disponível);
- acabamentos como folhas secas ou outros adornos.

Com caixa de leite:
- as caixas de leite são trazidas pelos alunos já devidamente lavadas e secas adequadamente, para que não fiquem com odores desagradáveis;
- as caixas recebem o primeiro recorte feito pela professora da sala, para a retirada da tampa e do fundo (somente o necessário), conforme as fotos em anexo;
- colocam-se as caixas sobre as carteiras e então se copiam os moldes dos vasos;
- recortar este molde para após fazer a montagem das peças utilizando fita crepe na união das peças;
- passa-se tinta branca para eliminar as propagandas das caixas;
- depois da tinta seca, coloca-se massa corrida em porções generosas para que cada um da sua forma faça o acabamento de seu vaso;
- depois da massa corrida seca, podemos ainda pintar este vaso com anilina para dar um belíssimo acabamento a este vaso.

Com retalhos de tecidos:
- utilizamos sacos de nylon, agulhas de tapeçaria, retalhos de tecidos cortados em tiras compridas;
- cortamos os sacos nos tamanhos escolhidos pelos alunos;
- escolhemos as cores dos retalhos que cada aluno irá utilizar para confeccionar seu tapete;
- começamos o procedimento de passar os retalhos na agulha e depois nos sacos para então darmos o nó que irá segurar as franjas do tapete;
- por último ficam os acabamentos ao redor do tapete que serão feitos pela professora ou pelos alunos.

OBS.: cada fase dos trabalhos os alunos se revezam, pois dependendo da deficiência de cada um, eles conseguem ou não executar a fase seguinte.

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