segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Monsenhor Sebastião Scarzello

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL “MONSENHOR SEBASTIÃO SCARZELLO”
DIRETORA: MARIA HELENA ROSA
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TEMA : RECICLAR É PRECISO

1 - Justificativa
Quase tudo o que fizemos tem como resultado coisas que serão abandonadas . Além dos restos de alimentos muitos objetos que estão sendo utilizados fazem parte do lixo do lugar ou melhor da cidade.

2- Problema
Como aproveitar o lixo?
Como construir com os alunos e a comunidade atitudes de preservação e conservação da natureza?

3- Objetivo
Construir uma consciência crítica com os alunos e suas famílias sobre a necessidade da coleta seletiva , com isso contribuímos como fonte de renda , geração de emprego , menos lixo e preservação dos recursos da natureza.

4- Trabalho interdisciplinar pela própria natureza da questão ambiental.
Disciplinas envolvidas : Português, matemática, geografia, história , ciências, ensino religioso, musica, historia local, artes, filosofia, literatura , turismo e inglês.

5- Ações desenvolvidas :
Entrevistas (Quem separa o lixo reciclável)? Alunos , professores e funcionários.
Visitas : Aterro sanitário e a usina de reciclagem;
Panfletagem : Confecção de folhetos informativos sobre a importância da reciclagem do lixo;
Coleta do lixo produzido na própria escola (diariamente)
Confecção de sacolas permanente;
Construção de brinquedos com material reciclávél – fantoches
Coleta de dados sobre as entrevistas;
Construção de gráficos;
Palestras;
Oficina de papel reciclado;
Passeata nas ruas do bairro para divulgação e conscientizar a comunidade;
Construção de maquetes;
Elaboração de cartazes e faixas sobre as vantagens da reciclagem e a preocupação com o meio ambiente.

Período
26/05/2008 a 11/07/2008

Clientela :
Alunos de 1ª a 8ª série.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR DISCIPLINA

Disciplina: História Local
Professora: Tatiane Cristina Corrêa Matos
Projeto Meio Ambiente na História

OBJETIVOS:
• Discutir a importância da arqueologia e o lixo, para criar mais uma possibilidade de investigação.
• Enfatizar as diferenças que existem referentes aquilo que consideramos lixo do passado e o lixo que produzimos na atualidade.
• Debater sobre nosso lixo e que medidas podemos tomar em nosso dia-a-dia para diminuir a quantidade de lixo que produzimos.
• Discutir a importância da agricultura hoje e no passado.
• Promover diálogo sobre a importância da preservação da água e economia deste bem natural.

ESTRATÉGIAS:
• Leitura de textos.
• Debates sobre o tema.
• Confecções de folder.
• Apresentação.
• Desenhos relacionados ao tema.

CRONOGRAMA:
2º bimestre

CLIENTELA:
2ª, 3ª e 4ª séries

Disciplina: Ciências
Professora: Magali Ledoux Cercal
Projeto Tabagismo

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como prioridade conscientizar os alunos dos males provocados pelo tabaco ao organismo.

OBJETIVO GERAL
Mostrar aos alunos que o ato de fumar em tempos passados foi entendido como uma atividade “charmosa” por alguns e até mesmo como uma espécie de passaporte para o mundo dos adultos por muitos adolescentes. Hoje, porém, é interpretado como uma manifestação de mau gosto e danosa a saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apresentar o contexto histórico do tabaco.
• Conhecer alguns malefícios proporcionados pelo ato de fumar cigarro.
• Observar as transformações anatômicas e fisiológicas decorrentes do uso continuo do cigarro.

METODOLOGIA
1º Momento: Conversa com os alunos sobre o tema tabagismo.
2º Momento: Levantamento de dados em relação aos fundamentos da família e as consequências do uso.
3º Momento: Pesquisa pela internet.
4º Momento: Elaboração de cartazes.
5º Momento: Visita ao laboratório da UNIVILLE
6º Momento: Assistir ao teatro “ O tabagismo” das alunas do terceiro ano de Medicina.
7º Momento: Assistir a palestra ministrada pelo médico do trabalho Dr. Celito Zottis.
8º Momento: Apresentação do seminário dos alunos da 7ª série do período matutino, para os alunos das 3ª e 4ª séries.

AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser feita através de participação e interesse dos alunos no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.

DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA SUELEN CASTILHO DA ROZA
SACOLA ECOLÓGICA E MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA
O projeto Sacola Ecológica Permanente foi pensado no sentido de contribuir para a redução do impacto ambiental proveniente do uso indiscriminado de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais e a comunidade (bairro) da escola, incentivando ao retorno do hábito do uso de sacolas ecológicas permanente.
OBJETIVO PRINCIPAL
Sensibilizar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse habito, atreves das artes.

CONTEÚDOS
• Filme do smilinguido “A Invasão”.
• Releitura de obra de arte.
• Papel Reciclado.
• Reaproveitamento de caixas de leite, para confecção de fantoches.

Desenvolvimento
Bloco 1
• Sensibilização através do vídeo “A invasão”, que discute o desenvolvimento das cidades através de uma história do smilinguido, as formigas invasoras destroem toda a natureza para conseguir o progresso e smilinguido e seus amigos tentam conscientizar que não se deve fazer isto.
• Desenhos sobre o vídeo.
• Confecções de fantoches de animais com caixas de leite.

Bloco 2
Vídeo sobre sacola permanente.
Releitura de obra de arte.
Confecções de sacola permanente

Bloco 3
Oficina de papel reciclado, os estagiário da Univille atrés do projeto reciclar com uma contação de histórias sensibilizou os alunos da importância de reaproveitar o lixo.
Passeata ecológica pelo bairro Itaum, chamando atenção da comunidade sobre o meio ambiente.
Desenhos de ações que devemos tomas, sobre a reciclagem e conclusões reflexivas.

Avaliação.
• Apropriação do conhecimento.
• Participação e envolvimento da turma.
• Interação das atividades práticas.

Disciplina: Turismo
Profª: Jurema Ventura
Turmas: 1ª á 4ª séries.
Projeto: Meio Ambiente.

Justificativa:
A Educação Ambiental é hoje o instrumento mais eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que o indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levam a diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais

Objetivos:
- Envolver a família e a comunidade no planejamento de ações voltadas para a melhoria da realidade sócio-ambiental onde a escola esteja inserida.

Desenvolvimento:
- Visitação ao Aterro Sanitário;
- Imagens de Aterros Sanitários de Joinville.
- Visitação á Estrada Bonita;

Conceito: Aterro Sanitário.
“Um Aterro Sanitário é uma forma para deposição final de resíduos sólidos gerados, pela atividade humana. Nele são postos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou até de dejetos sólidos retirados do esgoto”.
Aluna:Ana Alice Jeller da Silva. 3ª02

“Aprendi que quando o lixo chega no Aterro Sanitário ele é tratado e depois colocado em recipiente quente na temperatura máxima é mexido e separado que se transforma em um liquido chamado churume , que vai os rios e não são poluídos”
Aluna: Francilene Raquel Martins 3ª02

VISITAÇÃO Á ESTRADA BONITA!

OBJETIVO: Através da aula de campo proporcionar de maneira prazerosa a conscientização d a importância da natureza para nosso cotidiano.

Disciplina: Literatura
Profª Jurema Ventura
Turmas: 1ª á 2ª séries.
Projeto: Meio Ambiente!
“Reciclar é Preciso!”

Justificativa:
Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.

Objetivos:
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Atividades Desenvolvidas:
Literatura. Horta!
Através da literatura do clássico infantil “A Galinha Ruiva” trabalha na horta da escola onde discutimos a importância do solo como parte do meio ambiente e que com os próprios recursos que temos podemos preparar a terra para se cultivar uma horta.

CRIAÇÃO DE TEXTOS
"Reciclar é preciso"
É, reciclar é preciso, mas uma quantidade inteira aqui no Brasil não recicla, é pra vocês verem como são as coisas. E vocês não sabem como é importante reciclar. Acho que só 1% no Brasil recicla e olhe lá, a maioria não recicla, mas ainda tem gente que faz a sua parte e então participe da coleta seletiva, separando o lixo, isso ajuda a natureza. E quem ganha com isso? Somos nós!

Aluna: Monique Cristine Santa Reich 2ª03
Aluna: Natalie 1ª02

”O Meio é tudo que vem da Natureza. Devemos cuidar dele não jogando lixo no chão e não poluindo os rio.”
Aluno: Richard 1ª03

“Nós devemos amar o Meio Ambiente cuidando das árvores, dos animais e não jogando lixo nos rios”.
“Nós precisamos cuidar da natureza.
Porque ela faz parte do nosso Meio Ambiente. Não derrube as árvores e não polua os rios, pois foi Deus quem criou a natureza”.

PASSEATA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário: