quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Lea Maria Aguiar Lepper

Projeto Sacola Ecológica permanente na Educação

Justificativa:

O Projeto Sacola ecológica Permanente na Educação prevê capacitar multiplicadores, para que através de ações metodológicas e temas sobre problemas e possíveis soluções, possa conter e diminuir a produção do lixo.
Nós da Escola de Educação Básica Professora Lea Maria Aguiar Lepper, assumimos o compromisso de, com este projeto, rever hábitos do consumismo desenfreado, tendo em pauta também o reaproveitamento dele.
Nesse sentido, considera-se consumismo, o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade ou consciência. Trata-se de um ato compulsivo e descontrolado, de quem se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna, rotulada como a “sociedade de consumo”.
Nesse contexto, a educação tem um papel de suma importância, na sensibilização dos educandos, no sentido de consumir e repensar com consciência, tendo em vista a quantidade de lixo que são produzidos todos os dias.

Objetivos

Sensibilizar para o consumo mais consciente.
Estimular o reaproveitamento do lixo.
Diminuir o impacto causado pelas sacolas plásticas no meio ambiente.

Metodologia

Durante as aulas de Artes serão confeccionadas as sacolas ecológicas. Cada aluno utilizará o material que dispuser, e ficará responsável pela sua decoração, lembrando que deverá usar materiais que sejam resistentes e de que não utiliza mais.
Nas aulas de Geografia discutiremos sobre a “Sociedade de Consumo”, com ênfase no apelo e sedução de lojas, promoções, fábricas e pagamentos facilitados para que, cada vez mais, as pessoas comprem, mesmo sem necessitar. Discutiremos também a utilidade em determinados momentos da sacola plástica. Como fazíamos quando não tinha a sacola plástica? Os impactos ambientais causado pelo plástico não ficará de fora.
A Escola já conta com o projeto de reciclar latinhas e papelão. Com as sacolas permanentes reforçaremos a necessidade de reutilizar, reciclar e diminuir o lixo produzido.

Cronograma

O trabalho será desenvolvido durante o mês de agosto e setembro de 2008. Temos interesse de ampliar o projeto para a escola toda e envolver o Clube de Mães a partir do ano que vem.

Planos de Ação – O que foi desenvolvido:

Na turma dos alunos da 7ª série, foi discutido em geografia sobre o uso e o destino que damos para as sacolas plásticas. Foi realizada uma pesquisa na família sobre o uso das sacolas plásticas, verificando se os pais concordariam em utilizar a sacola permanente. O resultado foi animador, tanto que as mães ajudaram seus filhos a costurar suas sacolas.
Na aula de artes, os alunos enfeitaram as sacolas e fizeram planos de como usá-las. Foi possível, com isso, a realização de um desfile.
Na 8ª série, onde o assunto tratado era sobre a Ásia e a China, estudamos e discutimos o rápido crescimento econômico, sem a preocupação com o meio ambiente. Nessa discussão, a maioria dos alunos criticaram muito o estilo de vida dos chineses, além da reflexão do que o ser humano está fazendo para diminuir o impacto ambiental. Foi relembrada com os alunos, a campanha da escola e os demais projetos já realizamos e sobre os assuntos afins que sempre está em pauta na escola. Interessante foi que ao longo destes anos, nessa reflexão e discussão com os alunos, eles observaram o que deu certo, o que mudou e principalmente o que levaram para suas casas, dessas discussões em sala de aula.
A 5ª série, que já estava trabalhando sobre higiene, na disciplina de Ciências, abordou sobre a reciclagem do lixo e o seu reaproveitamento também na disciplina de Geografia. Elaboraram um RAP do lixo e irão se organizar para fazer um sobre o uso das sacolas permanentes.

Comentários:

Com o projeto da reciclagem, a escola já conseguiu comprar um aparelho de som para os alunos, com o dinheiro da arrecadação de latinhas e papelão.
Nesta primeira etapa do projeto, sentimos que plantamos uma sementinha nos alunos, para a sensibilização da consciência ambiental, que é regada dia-a-dia.
Queremos ampliar o projeto a partir do ano que vem e contar mais novidades!

Bibliografia:

CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC,2005.

Boligian, Levon et al. Geografia espaço e vivência: O mundo subdesenvolvido. Editora Atual. 7ª série. Saão Paulo. 2001.

Site: www.sacolaecologiapermanente.blogspot.com

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