TEMA: Sou criança e posso construir um mundo melhor.
JUSTIFICATIVA:
Vivemos num mundo, onde o descaso com a natureza tem sido muito observado. por esse motivo, sentimos a necessidade de conscientizar nossas crianças e todos que as rodeiam, quanto a importância na busca de alternativas, para a criação de um mundo melhor.
Para nortear nosso trabalho, pensamos na seguinte questão:
Mesmo sendo crianças, que tipo de atitudes devemos ter, para viver e construir um mundo melhor?
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar a criança, de que mesmo pequena, faz grande diferença na construção de um mundo melhor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Despertar na criança o interesse em saber como foi criado o mundo e os seres que fazem parte dele;
* Conscientizar a criança, quanto a importância de se valorizar a natureza;
* Ressaltar que através de mudança de atitude, podemos ajudar a cuidar da natureza;
* Proporcionar vivências que promovam a percepção das consequências dos maus tratos à natureza;
* Oportunizar a integração da criança com a natureza, estabelecendo os benefícios que ela oferece.
CONTEÚDOS:
* Conhecendo o mundo que eu vivo;
* Minha família fazendo parte deste mundo;
* Cuidando da natureza podemos viver melhor;
* Através do que a natureza nos oferece, podemos ser grandes construtores;
* Observando a fauna e flora.
TRABALHANDO VIRTUDES:
* Preconceito;
* Honestidade;
* Companheirismo;
* Responsabilidade;
* Afetividade;
* Respeito;
* Dedicação.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
* Oralidade;
* Pesquisa;
* Histórias (DVD, livros e fantoches);
* Visitas (Zoobotânico e estrada bonita);
* Construções (maquetes, painéis e materiais recicláveis);
* Exposição das atividades;
* Arte (desenho, recorte, colagem e pintura);
* Expressão corporal (música, dança, ginástica e ritmo movimento);
* Construção de horta escolar.
ESTUDOS TEÓRICOS:
* Revista Projetos Escolares / Educação Infantil;
* Fita VHS - A criação do mundo;
* DVD: A arca de noé;
* DVD: A moda amarela / invasão;
* Livro: Dona Sapuda e seus filhotes;
* Livro: O sapo bocalhão;
* Livro: O utilixo;
* DVD: TV escola / Secretaria de Educação a distância (disco 01);
* Ciências: De onde vem o papel?
De onde vem o plástico?
De onde vem o vidro?
De onde vem o ovo?
* DVD: Escola/Educação. Aula lá fora (disco 04);
Reciclagem de lixo;
Percepção da paisagem;
Alimentação.
CRONOGRAMA:
Durante todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO:
Realizada através de registros.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário