terça-feira, 5 de agosto de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Tufi Dippe

PROJETO SACOLA ECOLÓGICA PERMANENTE

Durante toda nossa vida, nos beneficiamos do Meio Ambiente sem a preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado, muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos, que leve a uma nova relação com o meio ambiente.

PROJETO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, foi elaborado o projeto “Sacola ecológica permanente”, que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e a comunidade. Além disso, contribui para a redução do impacto ambiental, proveniente do uso indiscriminado das sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
- Sensibilizar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade ambiental na comunidade na qual a escola está inserida, feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Um dos problemas que será identificado será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.
Não só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis, que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um tema transversal, que permeia as várias disciplinas.
É também uma boa proposta trabalhar com correspondências e/ou emails, para troca de experiências relacionadas aos temas propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um “livro virtual”.
Oficina para confecção e decoração de sacolas permanentes.
Criação de um logotipo para estampar nas sacolas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

AÇÕES PLANEJADAS PELOS PROFESSORES:

TEMAS:

- Problemas ambientais e seus efeitos no planeta;
- Educação ambiental (lixo, álcool, petróleo e biocombustíveis);
- Aquecimento global;
- Efeitos da poluição na saúde;
- Fontes de energia;
- Sistema capitalista (consumismo).

AÇÕES:

- Assistir o vídeo para conscientização;
- Trabalhos sobre problemas ambientais;
- Produção textual;
- Pesquisa científica;
- Panfletagem: elaboração, confecção e distribuição;
- Oficina para confecção das sacolas;
- Confecção de pompons com sacolas plásticas.

As ações planejadas deverão envolver todas as disciplinas.

Parceiros: professores, alunos, pais dos alunos e tentar parcerias com os comércios próximos a Unidade Escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto, através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs.
A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança, para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.

Nenhum comentário: