RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “SACOLA ECOLÓGICA PERMANENTE”
E.E.B. DR. JORGE LACERDA
O “PROJETO SACOLA ECOLÓGICA PERMANENTE” tem estimulado a reflexão sobre o uso indiscriminado de sacolas plásticas e o impacto ambiental resultante dessa prática. Durante as palestras informativas em nossa escola, colocou-se sobre a importância da conscientização sobre a gravidade do problema que interfere na qualidade da água, na poluição de solos férteis, na deteriorização do ecossistema, resultando na diminuição da qualidade de vida da comunidade. A situação do rio e do manguezal próximo a escola, o acumulo de lixo em terrenos baldios do bairro serviram como exemplos reais aos alunos.
Percebemos que poucos alunos conhecem os males causados em decorrência de uma ação corriqueira do nosso dia-a-dia, como por exemplo, o uso de sacolas plásticas. Porém o tema tem chamado atenção. A idéia de substituir as sacolas plásticas, que levam mais de 100 anos para se decompor na natureza, por uma permanente de pano, teve inicialmente resistência pelos alunos, contudo após explanação e a apresentação de fotos e fatos sobre o tema, muitos começaram a entender a gravidade do problema. Questionamentos sobre as vantagens e desvantagens sobre o uso das sacolas permanentes como:
Como deveremos proceder quando o volume de compras é maior do que comporta uma sacola de pano? Sacolas de panos sujam com facilidade, sairá caro comprar outras? Como deve se proceder com o lixo orgânico?; entre outras, denotam a curiosidade sobre o tema, mas também a dificuldade em abandonar hábitos já introjetados.
O projeto das sacolas permanentes ainda é pouco conhecido no bairro, fato constatado através de questionamentos aos alunos, quanto as práticas de conscientização ecológica que são contempladas em seus lares. Evidenciou-se que poucas famílias tem esse tipo de preocupação.
O projeto “Sacola Permanente Ecológica” em nossa escola está sendo multiplicado a 70 jovens de duas turmas de 7ª série do Ensino Fundamental, como projeto piloto e será posteriormente expandido aos demais alunos. A escolha desse público é em razão do faixa de idade, entre 13 e 14 anos, pois acreditamos que possuem maturidade e fluência verbal necessária para influenciar mudanças de comportamento entre seus amigos e principalmente em suas famílias. A fim de não sobrecarregar os alunos com atividades extras, descartamos outras turmas por estarem comprometidas com outros projetos na escola.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
* A participação da professora de artes e de um Assistente Técnico Pedagógico da nossa escola, na Capacitação de Multiplicadores ocorrida na GERED, no mês de abril, foi a largada para o início dos trabalhos em nossa Unidade Escolar;
* No início do mês de maio, o tema foi apresentado aos professores que lecionam para 7ªs séries. Essa apresentação aconteceu através de palestra sobre o tema e vídeo com informações do programa;
* Ainda no mês de maio, durante as aulas de artes, as duas turmas de 7ª séries tiveram conhecimento do projeto, através de palestra e apresentação de vídeo sobre o tema.
* No mês de junho, o tema ecologia foi trabalhado através de cartazes, distribuídos pelas pátios da escola. Foi criado também um mural com informações sobre o tema;
* Aconteceu um mutirão de limpeza na escola para conscientizar quanto ao acumulo da material plástico existente em nosso lixo;
* Através de reunião e apresentação do vídeo o projeto foi divulgado ao proprietário da Padaria e Confeitaria Delicopan, situada a Rua Santo Agostinho, 239, bairro Guanabara, tendo como objetivo firmamos parceria para aplicarmos o projeto através do seu estabelecimento, junto a comunidade.
* No mês de julho obtivemos a resposta do proprietário da Padaria e Confeitaria Delicopan e ficou acertado que deveremos apresentar orçamentos para viabilização do patrocínio para compra de material para confecção de sacolas de pano.
* No final de julho contatamos algumas empresas para obtermos orçamentos para aquisição das sacolas para serem trabalhas pelos alunos.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
* Reunião com os professores das várias disciplinas para identificar as atividades que serão desenvolvidas em suas aulas, tendo como tema a Sacola Ecológica Permanente;
* Confecção das bolsas pelos alunos nas aulas de artes;
* Customização das bolsas nas aulas de artes;
* Exposição das sacolas confeccionadas através do Varal da Sacola;
* Manutenção do mural da Sacola Ecológica Permanente;
* Divulgação e orientação a comunidade sobre o uso da sacola através da parceria com o estabelecimento comercial;
* Pedágio para divulgar o projeto.
Em razão dos vários projetos implantados na escola, como o “ O Caráter Conta” , “ Projeto Água” , “ Projeto Dengue”, “ Tabagismo” , “ Transito” , entre outros e as datas comemorativas, como as cívicas, dia das mães, festa junina, etc., somadas as situações cotidianas da escola, dificultam a implantação do “Projeto Sacola Permanente Ecológica” pela necessidade de materiais e parcerias para concretizá-lo, tornando-o mais complexo que os demais projetos. Contudo, mesmo que lentamente, o projeto continua e no momento, aguardamos orçamentos dos materiais, para firmarmos parceria com um estabelecimento comercial, para divulgar o projeto junto a comunidade e colocar em prática, efetivamente, o uso das sacolas permanentes.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário