quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Giovani Pasqualini Faraco

DISCIPLINA / TEMAS

Filosofia: Cidadania X conservação do planeta e reciclagem de lixo.
Sociologia (3ºs EM): Comprometimento com questões ambientais.
Ciências: Tempo de decomposição do plástico.
Língua Portuguesa: Questões ambientais.
Matemática: Os três Rs
Química: Tempo de decomposição do plástico.
Artes: Importância do uso da sacola ecológica.
Geografia: Textos diversos sobre preservação ambiental.
Iniciação à Pesquisa EPI: Quantidade diária de bolsas plásticas utilizadas (duas 2ºs séries).


DISCIPLINA / METODOLOGIA

Filosofia/sociologia: Após apresentação do projeto foi solicitado que os alunos, em equipe, criassem mensagens de conscientização sobre a redução do plástico e vantagens da sacola ecológica permanente. Foi utilizado o laboratório de informática e essas mensagens eletrônicas foram enviadas pela internet, para a rede de contatos (EM matutino).
Ciências: Utilização de textos diversos, criação de frases e exposição dos trabalhos.
Língua Portuguesa: Discussão, redação, confecção de sacolas (8ª 01), criação de propaganda, referente a questões ambientais, apresentada pelos funcionários da Döehler.
Matemática: Aula expositiva.
Química: Aula expositiva.
Artes: Confecção de sacolas ecológicas permanente, com duas turmas do 2º ano do EM.
Geografia: Aula expositiva.
Iniciação à Pesquisa EPI: As crianças fizeram contagem de bolsas plásticas que eram trazidas diariamente dos supermercados e panificadoras, proveniente de compras.

AÇÕES DA COORDENAÇÃO DO PROJETO

1. Apresentação do projeto a todos os segmentos da escola, sendo utilizada o espaço na reunião da EPI, para explicação e sugestão de atividades e duas aulas, para apresentação aos demais professores, nos períodos matutino e vespertino.
2. Contato com a panificadora perto da escola (Monte Carlo), que já conhecia o projeto através do Sindicato. Essa panificadora, atualmente, só entrega sacolas plásticas para aqueles que solicitam, não sendo mais ofertado fartamente. Justifica que não pode negar ao cliente que ainda não é consciente, porém já reduziu em mais de 50% a utilização das mesmas.
3. Solicitação à direção da escola de acompanhar as atividades realizadas e aos professores de implementar o projeto.

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