PROJETO SACOLA ECOLÓGICA PERMANENTE
JUSTIFICATIVA
O ser humano ao longo da sua evolução acumula cultura. Com ela, surgem padrões estéticos, intelectuais, filosóficos, políticos, sociais e outros que variam segundo a época e o lugar. Assim sendo, o que é "bonito" hoje, poderá ser "feio" amanhã. O que é "normal" numa região, poderá ser "estranho" noutra.
A mudança de paradigma descrita acima, está em curso, quando se fala na relação homem e natureza. Atualmente já começa uma percepção de que fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos o dever de preservá-lo.
Nesse contexto, de uma relação mais harmoniosa do homem com o meio ambiente, o Projeto Sacola Ecológica Permanente foi pensado, no sentido de contribuir para a redução do impacto ambiental, proveniente do uso indiscriminado de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, incentivando ao retorno do hábito do uso de Sacolas Ecológicas Permanentes.
OBJETIVOS
* Sensibilizar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito;
* Compreender as relações entre os seres e objetos com o ambiente, considerando a relação recursiva entre visões de mundo e organização humana;
* Construir coletivamente um retrato do município, discutindo os princípios, desafios e problemas sócio-ambientais globais e locais, relacionando-os, a fim de propor soluções.
CONTEÚDO
* Poluição;
* Reciclagem e
* Disponibilidade dos recursos naturais.
ATIVIDADES
Matemática
* Elaborar tabelas e gráficos;
* Problemas matemáticos;
* Jogos educativos: como por exemplo, trilha do bairro.
Português
* Produção de textos, frases, slogans, acrósticos e cartazes;
* Leituras (artigos de jornais, revistas, etc)
* Poesias, contos, quadrinhas e paródias;
* Teatro (dramatizações).
Ciências
* Reflorestar o ambiente escolhido;
* Campanha do vidro;
* Compra de tecido, para confecção de sacolas permanentes, com o dinheiro da venda dos vidros;
* Visita a cooperativa em Santa Cruz, no município de São João de Itaperiú, com objetivo de formar parcerias;
* Passeio pelas principais ruas do município, observando os ambientes poluídos;
* Análise de reportagem em jornais e revistas sobre problemas ambientais;
* Realizar pesquisa sobre os tipos de doenças da poluição e da falta de higiene e saneamento básico;
* Observação dos principais rios que banham o município;
* Preservação dos mananciais.
Arte e geografia
* Confecção de sacolas permanentes;
* Confecção de puff com material reciclável;
* Personalização das sacolas permanentes;
* Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar;
* Cartazes informativos;
* Reciclagem de papel;
* Questionário de Educação Ambiental;
* Interpretação de textos.
Obs. No programa Sacola Ecológica Permanente abrirá-se um leque para eventuais mudanças de atividades, referente ao planejamento anual da escola.
METODOLOGIA
* Trabalho em grupo;
* Pesquisa na internet;
* Passeios pelo município;
* Filmes;
* Jogos;
* Campanha do vidro;
* Aula expositiva e dialogada.
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir da integração dos alunos, na execução do projeto, bem como na participação e diagnóstico do problema atual, na busca de soluções eficazes que ajude na preservação e conservação do ambiente natural.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
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