quarta-feira, 30 de julho de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Maestro Francisco Manuel da Silva

Responsável pelo projeto na escola: Cecília Tomazia Nau Avila - Assistente Técnica Pedagógica

A equipe de coordenação da escola realizou o repasse do Projeto Sacola Ecológica Permanente em dois momentos: no dia 24 de maio e dia 20 de junho.
Na primeira etapa foi entregue o material recebido no curso e para cada professor, um documento contendo os dados necessários para a elaboração do Plano de Ação. Nesse momento, os professores questionaram a quantidade de lixo produzido, se surpreendendo com os dados estatísticos sobre o assunto. Após discussão do grupo, surgiram algumas idéias, como:
O professor Renaldo de geografia, deu a idéia da confecção de um boneco feito com sacolas plásticas, representando uma bruxa da destruição e do desperdício;
A professora Juliana de química, falou sobre um produto que foi desenvolvido para eliminar plásticos em geral;
A professora Gabrielle de física, falou sobre reciclagem e sobre a possibilidade de transformar lixo orgâncio em adubo.
Nessa discussão também foi levantado alguns questionamentos sobre alternativas para diminuir o impacto ambiental, a respeito da problemática do plástico. Uma delas foi a idéia de confeccionar sacolas permanentes na escola, com materiais não mais aproveitados, como calças jeans velhas. Para isso, a secretária Gleice, a professora Ane de Educação Física e a assessora Reni ficaram responsáveis em disponibilizar máquinas de costura, para a confecção com os alunos.
Outro ponto discutido e decidido foi o agendamento de uma data (assembléia) para apresentar o projeto aos pais e a solicição e busca de parcerias com as panificadoras e supermercados do entorno escolar.
No segunda reunião foi repassado o DVD sobre o projeto e logo em seguida, os professores se reuniram por área, para elaborar ações pedagógicas para o projeto, como por exemplo, a prof. Danielle de artes, com o ensino fundamental irá trabalhar com temas da natureza, utilizando materiais naturais, para a construção de trabalhos com os alunos (folhas, madeiras e tintas produzidas pelos alunos com pigmentos da natureza). Com o Ensino Médio será realizado esculturas com materias recicláveis (caixa, metais, etc).
Conforme relato da coordenadora do projeto"A idéia é fazer todos participarem e fazer deste projeto algo permanente, que não fique só no papel e que todos sejam disseminadores desta ação. Que a sociedade possa sentir-se segura de que algo está sendo feito para que o mundo se mantenha e que nós possamos dar oportunidade aos nossos descententes, sensibilizando e preservando o meio ambiente."

Nenhum comentário: