sexta-feira, 13 de junho de 2008

Plano de Ação Pedagógico - EEB Elpídio Barbosa

EEB Elpídio Barbosa

TEMA: Sacola Ecológica Permanente


PROJETO: AME SEU PLANETA, ADOTE A SACOLA PEMANENTE PARA

IR ÀS COMPRAS!


JUSTIFICATIVA:

Com o atual modelo de crescimento econômico o planeta gerou enormes desequilíbrios; mas ao mesmo tempo se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia.

A partir dessa constatação, surgiu a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. Seria possível conciliar tanto progresso e tecnologia conservando um ambiente saudável?

Algumas pessoas que trabalharam na Agenda 21 escreveram a seguinte frase: "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades"

Nesse sentido, é possível desenvolver em harmonia mas lembrando das limitações ecológicas do planeta, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de viver bem, de acordo com as suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condições de sobrevivência). Dentre as propostas dos estudiosos em Desenvolvimento Sustentável (DS), uma delas pode ser definido como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social".

Para alcançarmos o DS, a proteção do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente; é aqui que entra uma questão sobre a qual talvez nós não pensamos: qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento? A diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça social, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta.

O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. Produzimos e usamos atualmente 20 vezes mais plásticos que há 50 anos, pois praticamente em tudo é ele utilizado.

Sacolas plásticas são feitas de polietileno, um produto do petróleo. Levam cerca de 500 anos para se decompor. Enquanto isso, acabam flutuando nos oceanos, lagos e rios, obstruindo postos de drenagem de chuva, causando enchentes, enchendo nossos aterros e dificultando a compactação dos detritos.

Na tentativa de chegar ao DS, sabemos que a Educação Ambiental é parte vital e indispensável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participação da população.

Diante deste pressuposto, pensando no sentido de contribuir para a redução do impacto do ambiente proveniente do uso indiscriminado das sacolas plásticas o Projeto Sacola Ecológica Permanente, tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos, bem como, a comunidade da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito.


OBJETIVO GERAL:

· Sensibilizar a comunidade escolar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Conscientizar e sensibilizar o Corpo Docente e a Comunidade Escolar do uso desenfreado de sacolas plásticas;

· Estimular entre os alunos a reflexão sobre a importância que o tema, sacola permanente, tem sobre a qualidade de vida ambiental do planeta.;

· Promover a leitura reflexiva e crítica sobre os acontecimentos locais e globais que envolvem problemas ambientais com o uso desenfreado de sacolas plásticas;

· Desenvolver o espírito de pesquisa;

· Desenvolver a expressão oral (narração) e a criatividade dos alunos;

· Promover um ambiente facilitador para desenvolver hábitos, atitudes para possíveis mudanças no comportamento;

· Conscientizar sobre o uso desenfreado de sacolas plásticas;

· Desenvolver a expressão escrita;

· Identificar os diversos materiais que são jogados na natureza e que contribuem para o enorme desequilíbrio do planeta;


METODOLOGIA:


O início das atividades se dará com orientações para os professores na elaboração do plano de ação pedagógico da Unidade Escolar, com uma carga horária de quatro horas no qual haverá uma conscientização sobre a importância e a necessidade de desenvolver ações na escola sobre a problemática gerada através do uso desenfreado de sacolas plásticas inseridas no meio ambiente, levando a todos à realização de um esboço de plano de ação pedagógico para ser desenvolvido durante todo o ano letivo.

Num primeiro momento, será elaborado um painel para despertar o interesse e curiosidade dos alunos a respeito da temática, no qual ficará exposto na escola.

Será realizado uma sensibilização e conscientização dos alunos e comunidade, através de pesquisas, palestras, visitações, exposições e outros.

O projeto também tem como desafio envolver pelo menos um comércio e ou panificadora, para uma parceria no sentido de compartilhar e ser um “multiplicador” dessa ação.

Haverá também uma parceria com as mães, para a confecção das sacolas permanentes.

A EEB Dr. Elpídio Barbosa entrará em contato com a empresa Döhler numa tentativa de fazer uma parceria para doação de tecidos para a confecção das sacolas.

O trabalho interdisciplinar a ser desenvolvido sobre a problemática do lixo e em especial o uso das sacolas plásticas envolverá os alunos do pré escolar a 8ª série, iniciando com a apresentação de vídeos sobre a ação do lixo no meio ambiente, para uma reflexão e conscientização.

Segue abaixo, atividades relacionadas pelos professores que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.


ESTRATÉGIAS:

- Sessões Cívicas;

- apresentação de DVD´S (filmes, documentários) sobre o lixo, lixo reciclável,

mudanças climáticas, etc) para todas as séries.

- confecção de caixas de papelão que ficarão nas salas de 5ª a 8ª séries para os alunos

colocarem os lixos ( Português);

- elaboração de um jornal sobre o meio ambiente;

- passeios de estudos com palestras (trilha nascente do rio Cachoeira (faixa);

- produção de relato sobre as observações da trilha;

- debates;

- textos literários (poesia, crônica, ponto de vista, texto com imagem e sem imagem);

- produção literária )jingle, rap, poesia, haicai,fotografia) (Português)

- aulas expositivas e dialogadas sobre poluição ambiental causada pelas sacolas

plásticas

- dramatização do texto: “Lixo” (Luis F. Veríssimo) (Português)

- Jogral “ O Lixo” (Carlos Drumond de Andrade (Português)

- materiais não- biodegradáveis: experimento com a decomposição de material

orgânico, toalha –papel e sacola plástica ( Ciências)

- debate entre candidatos a vereador e prefeito (2008), para apresentação de propostas e

soluções para o lixo plástico gerado em nosso bairro e/ ou pesquisa em jornais do

município de Joinville. Participação restrita aos candidatos do bairro Costa e Silva

(Português)

- pesquisa sobre o lixo – (Conscientização com texto literário) (Geografia/ Português)

- pesquisa sobre o impacto ambiental ( Geografia)

- práticas européias ecologicamente corretas ; cada equipe trabalhará um país, mostrando os produtos e sérvios “eco- favoráveis” (Geografia)

- produção de um mini livro sobre o meio ambiente ( Geografia)

- pesquisa sobre fontes energéticas e alternativas energéticas (História);

- pesquisa sobre “Revolução Industrial”, sobre os prejuízos e doenças causadas à

natureza e ao homem e seus efeitos negativos na relação com o meio ambiente;

- confecção de cartazes ( História)

- decoração das sacolas ( Artes).


Referências:

SATO, M. SANTOS, J. E. Agenda 21 em sinopse. São Carlos, 1996. 41 p. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos.

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