1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Evento:
Curso de Capacitação de Educação Ambiental
Projeto Sacola Ecológica Permanente
1.2 Local de Realização: Auditório da Gerência de Educação – Rua Senador Felipe Schmidt, 159 – Centro.
1.3 Período de Realização:
Pólo 1 | 15/abril/2008 |
16/abril/2008 | |
Pólo 2 | 22/abril/2008 |
23/abril/2008 | |
Pólo 3 | 24/abril/2008 |
25/abril/2008 | |
Pólo 4 | 29/abril/2008 |
30/abril/2008 |
Pólo 1 | 11/agosto/2008 |
Pólo 2 | 12/agosto/2008 |
Pólo 3 | 13/agosto/2008 |
Pólo 4 | 14/agosto/2008 |
3ª Etapa
Preparação para Feira de Educação Ambiental, que acontecerá em data a ser definida pelas entidades participantes, das 08 às 17 horas, em local de grande circulação de pessoas, a ser definido também posteriormente.
Pedagógica –
Adriana Lima Moraes Siewert – Gerência de Educação
Arlene Maria Gesser – Sindicato das Panificadoras de Joinville
Administrativa –
Adriana Lima Moraes Siewert – Gerência de Educação
Arlene Maria Gesser – Sindicato das Panificadoras de Joinville
1.7 Carga Horária: 16 horas (sendo 12 horas presenciais e 04 à distância)
Etapas de formação presencial:
Na primeira etapa do curso (08 horas) será realizada fundamentação teórica e atividades práticas a respeito do conceito de reaproveitamento de material e redução de uso de sacolas plásticas, com propostas de uso e confecção de sacolas ecológicas permanentes, com campanha educativa a ser realizada na escola.
Na segunda etapa (04 horas) acontecerá um encontro para avaliação do projeto implantado na escola e encaminhamentos para a realização de uma feira sobre o tema, que acontecerá no final do segundo semestre de 2008.
04 horas à distância:
Nas 4 horas que se configurarão como curso à distância, o professor e assistente técnico pedagógico, em conjunto com os demais profissionais da escola, deverão fazer a preparação e organização dos trabalhos para serem apresentados
Nesta feira, estarão todas as escolas que participaram do curso, sob a coordenação da Gerência de Educação e Sindicato das Panificadoras de Joinville.
1.8 Número de Participantes:
150 participantes, que correspondem a 01 professor da disciplina de Artes e 01 Assistente Técnico Pedagógico de cada escola da abrangência da Gerência de Educação de Joinville. Nas APAEs, ISPERE, AMA e AJIDEVI, estarão participando somente 01 professor das referidas Unidades Escolares.
Pólo 1: 35 participantes.
Pólo 2: 32 participantes.
Pólo 3: 30 participantes.
Pólo 4: 44 participantes.
1.10 Clientela: 01 professor e 01 Assistente Técnico Pedagógico de todas as escolas de abrangência da Gerência de Educação de Joinville e 01 professor das APAES e congêneres. Atingindo aproximadamente 150 professores.
2. JUSTIFICATIVA
Introduzidos nos anos 70 as sacolas plásticas ganharam rapidamente popularidade, em especial por meio de sua distribuição gratuita em estabelecimentos comerciais. Esse hábito, desde então, foi sendo incorporado pela sociedade, e hoje já faz parte da rotina do consumidor.
As sacolas plásticas vêm tomando conta do planeta, desde sua invenção, causando estragos ambientais de grandes proporções. Isto pelo fato de sua matéria prima ser de plástico firme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (pebd) e sua manufatura ser produzida a partir de combustíveis fósseis (petróleo). Além disso, devido sua alta durabilidade e resistência, não é possível precisar seu tempo de decomposição, sabendo-se ser superior a 100 anos.
Abandonadas em aterros, essas sacolas impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificulta a compactação dos detritos. Mesmo assim, a produção anual de plástico firme é de aproximadamente 210 mil toneladas fabricadas no Brasil, onde 9,7% desse montante vão parar nos lixões e aterros sanitários. E, especificamente no caso das sacolas plásticas, 90 % de sua produção possuem o mesmo destino.
Considerando que a produção das sacolas plásticas está diretamente ligada a hábitos de consumo, cujo consumidor se configura em um colaborador ativo desse processo, a modificação desse hábito deverá acontecer na mudança de conduta ou comportamento. Nesse sentido, algumas alternativas devem ser introduzidas no cenário coletivo, para que o consumidor possa estar consciente da problemática gerada pelo uso desenfreado das sacolas plásticas e da existência de alternativas ecologicamente corretas.
Devido essa problemática, de uns anos para cá, vários países estão sensibilizando a população e tomando medidas para a redução do uso de sacolas plásticas. Além disso, estão propondo como alternativa, a volta do hábito do uso de sacolas permanentes, como forma de contribuição individual e coletiva para preservação ambiental.
Nesse sentido, a Educação Ambiental é a ferramenta ideal para o processo de sensibilização e promoção de modificação de comportamentos e hábitos como estes que são insustentáveis. Apresenta como tarefa desenvolver a consciência dos riscos, que significa, em outras palavras, estimular os sujeitos a reconhecerem a crise real que os envolve, o reconhecimento de dilemas, riscos e incertezas que a crise ecológica coloca atualmente.
Isto porque, a Educação Ambiental é um processo de aprendizado que implica mudança substantiva paradigmática, numa profunda resignificação do mundo. Nesse sentido, afirma CAPRA (2000, P.99-100), significa olhar o mundo de outra forma; implica um modo de pensar que considera a complexidade, a interdependência e a multicasualidade que perpassa todos os fenômenos e os processos da realidade.
Dito de outro modo, a Educação Ambiental é um processo de alfabetização ecológica, cujo principal objetivo é colaborar no desenvolvimento de uma cultura ecológica.
Ainda conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina, 1998, p. 53 “a Educação Ambiental deve assumir responsabilidades interagindo com dois aspectos que complementam: a sensibilização e a capacitação dos alunos para uma tomada de consciência e ações concretas, aquisição de conhecimentos que permitam sua integração com a comunidade e a compreensão crítica da complexidade do mundo contemporâneo”.
Desse modo, estando em consonância com a linha de pensamento que a Proposta Curricular possui da Educação Ambiental, realizaremos esse curso nas seguintes etapas:
1ª Etapa: Referencial Teórico e atividades práticas.
2ª Etapa: Avaliação e preparação para a Feira de Educação Ambiental.
3ª Etapa: Organização de trabalhos na escola para participação da Feira de Educação Ambiental.
3. OBJETIVOS
Ø Sensibilizar e desenvolver a consciência da problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito.
Ø Motivar os participantes a se tornarem agentes de mudanças e transformação, com consciência focada na Responsabilidade Social e compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Ø Contribuir para a redução do impacto ambiental com o incentivo ao uso de sacolas ecológicas permanentes, reduzindo o consumo de sacolas plásticas.
Ø Ampliar e disseminar o Projeto Sacola Ecológica Permanente para a comunidade Catarinense.
Ø Sensibilizar a comunidade escolar e de entorno para o tema.
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