PROJETO DE APRENDIZAGEM DE ATIVIDADE CULTURAL
Tema – Sacolas Ecológicas.
Justificativa:
O crescimento econômico do Brasil gerou enormes desequilíbrios no meio ambiente, pois a população e a poluição aumentam a cada dia, sem um controle sobre o lixo produzido ou o lixo facilitado.
O lixo facilitado descrito são as sacolas plásticas que a população leva para suas casas com compras em supermercados, panificadoras, açougues, verdureiros, etc. O mundo consome 01 milhão de sacolas plásticas por minutos, o que significa quase 1,5 milhões por dia e mais de 500 bilhões por ano. Usamos atualmente 20 vezes mais plásticos que há 50 anos.
As sacolas plásticas são feitas de polietileno, um produto a base de petróleo, que levam mais ou menos 500 anos para se decompor.
O CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial, de Balneário Barra do Sul, diante deste problema ambiental e contribuindo para a redução do uso de sacolas plásticas, através do incentivo ao uso das sacolas ecológicas, irá sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar a criar hábitos de utilização das sacolas ecológicas, nas compras de pães de uma panificadora parceira do município.
Objetivo Geral
– Sensibilizar a comunidade escolar a desenvolver a consciência sobre a problemática do uso desenfreado de sacolas plásticas e os impactos ambientais que provém desse hábito, trocando-as pelas sacolas ecológicas.
Objetivos Específicos
– Conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar do uso desenfreado de sacolas plásticas.
- estimular os alunos na reflexão sobre a importância do tema.
- promover reuniões e palestras sobre o meio ambiente.
- promover parcerias com o clube de mães da escola, para a fabricação das sacolas de pano.
- oportunizar os alunos na pintura das sacolas.
- fazer um concurso entre os alunos para a escolha do desenho (slogan) para as sacolas da instituição.
- utilizar uma panificadora do bairro para a distribuição das sacolas de pano na vendas dos pães, criando hábitos da utilização.
Metodologia:
Este projeto terá como inicio, aulas de sensibilização para os alunos, partindo depois para os funcionários da instituição, havendo palestras para os pais e alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Promover um concurso de desenho entre os alunos para o slogan da campanha, promovendo também parceria com o clube de mães da escola para a fabricação de 200 sacolas de pano, utilizando uma panificadora do bairro para sensibilizar os fregueses, para que troquem as sacolas de plásticos, por uma de pano.
A panificadora parceira dará um desconto ao freguês que utilizar a sacola de pano nas compras, a fim de criar um habito diário.
Cronologia – três meses. (Agosto, setembro, outubro de 2008).
Avaliação – comportamento ambiental da comunidade escolar.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário